Finalmente! O primeiro post de 2014!!!
Não. Não abandonei o blogue.
Não escrevi antes por razões óbvias: não tinha o que escrever. Para não ficar palavreando à toa, resolvi ficar mesmo em silêncio.
E, não, este não é um post de gramática do português. Hoje me peguei pensando nas reflexões antropológicas e culturais que a gramática de cada língua faz a respeito. Não sou nem nunca serei uma erudita dos estudos linguísticos (e, aliás, essas matérias eram as que menos me apeteciam no curso de Letras...) mas me peguei pensando nos nossos tempos verbais. E o que mais me chamou a atenção (aliás, lembrei que sempre me chamou a atenção desde os tempos da adolescência, que eu tinha de decorar os tu, eles, vós) foi o FUTURO DO PRETÉRITO.
Me digam, como pode haver futuro no pretérito? Sem esquecer que ainda temos o futuro do presente. Oi? Coisas da nossa língua portuguesa. Talvez fosse apenas uma coisa de nomenclatura... mas no caso específico do futuro do pretérito, não sei... vejam: uma definição clássica é que ele enuncia algo que pode acontecer depois de um determinado fato passado. Nó na cabeça? É o clássico "seria".
Mudei a direção de pensamento. Fiquei matutando que as pessoas, cada uma na sua própria língua nativa, mantém esse "faria", o futuro do pretérito no presente, e o presente no futuro do presente. E o presente propriamente dito... fica vagando entre o seria e o serei.
Várias filosofias ensinam a "viver o presente". Pois sem querer ficamos com um pé no futuro e outro no passado. E eu me peguei muito pensando nisso de uns tempos para cá. Também andei pensando na minha maior resolução para 2014: fazer tudo o que sempre quis fazer e nunca fiz! Dureza? Um desafio que me impus. E também ando pensando demais numa reflexão antropológica/sociológica/histórica para tentar entender o comportamento coletivo do brasileiro. Não sei aonde vou chegar, nem sei se quero chegar a algum lugar. Quero pensar, refletir, sentir... tentar entender.
Uma coisa eu sei, com certeza: QUERO FAZER NOVAS AMIZADES! Quero conhecer pessoalmente as pessoas que apenas virtualmente. E me peguei pensando, num pensamento final, como — aos quase quarenta anos — fazer novas amizades?
EU — aquela que sempre disse que era muito difícil fazer novos amigos depois dos 30?
EU — aquela que sofre de idealismo constante e incurável?
Não sei. Mas sou canceriana com ascendente em peixes, casa 10 lá em Sagitário, vênus em Gêmeos. Tristeza, descrença, solidão, frieza... definitivamente não combinam comigo!
Então vamos lá! A todos os leitores que nunca desistem de visitar este blogue, um feliz 2014 com muita coisa maravilhosa. Muita força, coragem, HUMANIDADE, paciência, AMOR, empatia.
****
ps: hoje é aniversário de uma aquariana querida a quem gostaria de prestar homenagem neste blogue: Michelle Lange. Vejo-a como um raio de esperança para o futuro! FELIZ ANIVERSÁRIO, lindinha. Gostaria de ter uma foto nossa para postar aqui... mas gostaria de poder conhecê-la pessoalmente! EM BREVE, né? Até lá, continue assim, sorrindo, acreditando em sua profissão, sendo doce e sempre, sempre, sempre VOCÊ MESMA!
7 comentários:
Sensacional! Mensagem objetiva, simples e profunda. Por mim, marcaremos esse encontro quando você quiser! Parabéns pelo post de retorno! ;)
Que bom que vc retornou ao seu blog em alto estilo.Parabéns,Cris!Bom retorno ao mundo das observações cotidianas e das reflexões sobre a vida e suas nuances.Bjs
Oie.. realmente demorou um pouco pelo primeiro poste de 2014, mas certeza que agora, vai nos presentear com vários outros comentários e histórias, mesmo porque o ano ainda esta começando né? .. bjs
Fernando Alves
"E o presente propriamente dito... fica vagando entre o seria e o serei."
Às vezes me pego pensando no presente, mas só por poucos segundos. É triste perceber que perco meu tempo do presente pensando no futuro ou almejando o passado.
Precisamos saber viver mais o tempo do agora.
Adorei o texto, adorei as reflexões! :D
Beijão!
Obrigada a todos meus queridos amigos pela visita e pelos comentários! Dee precisamos nos conhecer SIM!!!
Lindona, mil obrigadas! Adorei! Em breve nos conheceremos, tenho certeza! E pode deixar que tentarei me manter a mesma, hhehehe. Beijos!
Vc ainda vai brilhar MUITO-MUITO-MUITO, Mi!!!!
Postar um comentário