Clique

The straight world vs. The L word

Quem me conhece, sabe o quanto sou discreta. O quanto exijo respeito ao meu espaço pessoal e o quanto respeito o espaço alheio. Claro, sou indiscreta com meus amigos, porque eles sabem que isso faz parte do pacote que vem com a minha amizade (após muito tempo). Com os outros, a distância é essencial para a convivência diária.

***

Desde quando ouvi falar de The L Word, confesso que não dei muita bola. Nunca gostei de guetos e nada que remetesse a eles. Este ano, após algumas coincidências, resolvi começar a ver... comprei, vi, gostei e tenho os boxes das quatro primeiras temporadas. Não deu outra: virei fã. .

Eu acho que descobri que embora sempre dissesse que não, tinha um certo preconceito contra os gays. O fato de tanto dizer que não queria pertencer a um grupo (embora eu odeie andar em grupos), era um pouco disso. Assistir a essas quatro temporadas -- mesmo em um mundo americano de Los Angeles -- me fez ver que eu não gosto do mundo gay por causa das pessoas que me vinham à cabeça (na época em que afirmava isso). Hoje, eu posso dizer que tenho amigas incríveis que fazem muito jus à sua presença em minha vida. Apenas não vivem próximas a mim e nós não formamos um "grupo".

Meio confuso isso, mas o que quero dizer é que eu meio que cansei de ter de me adaptar ao mundo hetero. Sempre as mesmas piadas -- ridículas -- entre homens com mais de 30 mas que se comportam inexplicavelmente como adolescentes de 15. Mulheres fúteis que apenas falam mal dos outros e de suas frustrações em família ou em relacionamentos.

EVIDENTE que aqui eu não quero generalizar. Talvez, eu tenha o azar (ou má sorte) de conviver com esses perfis. O fato é que pela primeira vez na minha vida, estou saturada de conviver com heteros. Eu estou me sentindo presa, mesmo sem nunca ter sido enrustida. Todas essas notícias dos últimos dias sobre a Parada Gay e o que a imprensa veicula, e o que ouço, e o que vejo... chega a me dar nojo viver na sociedade em que vivo.

As pessoas fazem piadas de gays e lésbicas e se esquecem que poderíamos fazer piadas deles também. Pois somos igualmente estúpidos e inteligentes. Pois igualmente trabalhamos e pagamos contas. Pois igualmente somos compostos de carne e sangue que, quando morta, apodrece.

Na outra editora em que trabalhava eu via menos isso. Porém, agora parece que isso se escancara para mim, uma realidade horrorosa em que sou obrigada a ouvir piadas de gays e sorrir como se isso tivesse graça. Isso deve ter sempre existido por lá também, mas eu nunca tinha visto com tanta clareza.

Eu deveria começar a sair e tirar sarro dos heteros imaturos que falam errado e se vestem mal (homem hetero é um dos que mais se vestem mal) enquanto eles cospem para fora maledicências sobre gays e lésbicas.

Ver The L word me fez sentir um pouco menos ET neste mundo louco. Pois somos iguais. Somos até mais sensíveis. Mas, somos seres humanos. Eu meio que me cansei de me adaptar a um mundo que pouco faz questão de se adaptar a mim. Raivinha de agora, que logo passa.

Mas eu precisava do desabafo.

O conselho

PASSADO: A MORTE

Este arcano revela que você está ávido (a) por soluções imediatas, tentando recuperar o tempo perdido ou descobrindo algo que julga importante... Calma, você está em processo de mutação e ainda nada é definitivo, tudo tende à modificação dos planos que serão efetuados por você mesmo!! Suas idéias irão mudar muito brevemente, sabia? A resposta do tarô não é afirmativa, porque surgirão outros caminhos e propostas muito mais vantajosas; o futuro será próspero e feliz, mas por outro caminho... Pense nisso! Este arcano sugere que você romperá valores antigos e/ou intensas ilusões, revela o final de um ciclo angustiante, uma revolução de hábitos e um futuro totalmente diferente. Contudo, toda essa dinâmica da recuperação prática da vida é regida pelo sofrimento e a perda da esperança no futuro, alcançando os mais altos graus de ceticismo e aridez romântica. Que tal acreditar na vida? Ela é bela!... Podemos extrair uma reflexão para você: "A dor faz parte da vida, o sofrimento é opção de cada um".


PRESENTE: A SACERDOTISA

Este arcano revela que é possível atingir as metas, mas tudo dependerá de suas atitudes pessoais. A situação se encontra no plano mental ou em processo embrionário, sabe-se o que se quer, mas não sabe-se como executar. Contudo indica que a situação é muito passiva e repleta de pequenos problemas que precisam ser sanados antes de uma possível conclusão. Um deles, o principal, é a falta de clareza no âmbito social do que se deseja, pois a tendência é continuar tudo da mesma forma e padrão! A ocultação eterna dos sentimentos e pensamentos deve parar; a reflexão excessiva deve ser eliminada. Assim, somente resta uma única saída: lutar, falar, buscar, caso contrário, lastima-se a infelicidade do não ter. Podemos extrair uma reflexão para você: "O desejo tem que ser expressado, caso contrário, é inútil sentir e pensar".


FUTURO: O ENAMORADO

Este arcano revela que a situação se encontra sob seu mais puro livre-arbítrio - não há nada, nem humano, nem espiritual ou algum processo cármico que esteja interferindo no momento. É interessante observar que neste arcano não existe um caminho correto, certo ou verdadeiro, pois em matéria de desejo, cada qual tem seus parâmetros, valores e ponderações; o que é certo para uma determinada pessoa pode ser errada para outra. Este arcano sugere que esta situação é o seu ponto de vista e não uma determinação do destino ou de outras pessoas! O que está ocorrendo no momento é que você se encontra dividido entre a razão e a emoção, gerando dúvidas e ansiedade totalmente inúteis; portanto o aconselhamento mais indicado seria seguir os passos do coração, mas será que você tem forças mentais para isso? Creio que não... Em todo caso, a escolha deve ser sua, não do seu destino ou do oráculo! Eles não tem nada haver com isso! Podemos extrair uma reflexão para você: "A liberdade tem o seu preço: o livre arbítrio; o livre arbítrio tem o seu peso: a escolha do caminho correto!"