Clique

Soluço e fita vernelha

Faz 1 minuto que eu estava com um soluço maldito que estava ecoando pela editora onde trabalho! Fazia anos que eu não tinha soluço!

Definição do Houaiss: fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, seguida de movimento de distensão e de relaxamento, pelo qual o pouco ar que a contração forçara a entrar no peito é expulso com ruído característico [Ocorre às vezes após a ingestão de líquido ou sólido.]

Enfim. Eu conhecia uma simpatia que minha mãe sempre usou quando eu era criança. E eu sempre recorri a essa simpatia para curar soluços indevidos na sala de espera do dentista, por exemplo! (vero)

Pegue uma fita vermelha e coloque sobre sua testa. Aguarde 1 minuto em silêncio e o soluço vai embora.

Lembro que no dia do dentista, eu não tinha porra de fita vermelha nenhuma! Foi qualquer coisa vermelha (tampa de caneta bic tá valendo). E funcionou! Eu nem sei se creio nessas coisas, ou se é força da mente. O duro é que eu não penso nada e até fico achando que isso é balela. Mas passa.

Quem explica?


Minha amiga Denise Yumi tem uma simpatia mais do que bizarríssima que envolve cheirar parede, pular e esperar alguns minutos. Não sei a ordem correta, mas, diz ela, funciona. Confesso que nunca tentei.

Só sei que fiz agora a tal da simpatia da fita vermelha, mas sem fita vermelha, porque, obviamente, quem anda com fita vermelha na bolsa? Usei a tampa de um batom manteiga de cacau, reclinei na cadeira, e equilibrei a tampinha.

PASSOU!

Crendices... vox populi, vox Dei.

E lá se vão...

... quase seis meses de nossa vida, neste ano!