Clique

Meus temperos favoritos

Adoro falar de Isabella Taviani (ops, olhaí eu a citando de novo! rs), mas vou falar de algo totalmente diferente: temperos.

Faz tempo que não falo de nenhuma experiência culinária, porque também não tenho nenhuma nova. Tudo são sempre variações do mesmo. Exceto um recente "scrambled eggs" ou ovos mexidos -- receita de Gordon Ramsay, que fiz e ficou uma delícia! Ah, já que comecei, vamos falar da receita.

Três ovos caipiras e orgânicos colocados numa frigideira fria antiaderente. Ligue o fogo médio e comece lentamente a mexer. A cada dois minutos retire do fogo para deixar apenas o calor da panela cozinhar os ovos. E siga mexendo, lentamente, vendo ovos tornarem-se um uniforme creme.

Tire do fogo e tempere com um pouco de sal, 2 colheres de sopa de creme de leite, 1 colher de sopa de manteiga. Misture. Volte ao fogo por mais 2 minutos, no máximo. Mexa e deixe descansando. Sirva com torradas ou puro mesmo... é uma delícia sem precedentes!!!

Voltando a falar de temperos, fiquei pensando naqueles que mais gosto. Vou fazer uma pequena listinha abaixo:

1-) noz-moscada: meu eterno tempero favorito. Vai bem em molhos brancos, em carnes (ou proteína de soja), em estrogonofes. É um tempero simples mas pungente, que marca e combina com muitos outros temperos. É uma especiaria que complementa um prato, pois você não pode usá-lo como tempero principal.  É a partir da combinação com outros temperos (inclusive em pratos doces) que está o charme.

2-) alho: este, sim, é um ingrediente forte e marcante que sempre deve ser usado com parcimônia, especialmente por aqueles que têm intolerância a alho (e tem muita gente!). Os pratos podem ser à base de alho como tempero principal e eu adoro cada um deles, especialmente pizza de alho! rs Mas é incontestável que um dentinho pequeno de alho, picadinho, faz uma diferença gigante na maior parte dos pratos!

3-) coentro: outro tempero que pouca gente gosta. Recentemente, vendo um vídeo do Alex Atala, fiquei sabendo da origem do nome científico do coentro, que é cheiro de besouro. Nigella Lawson usa muito coentro em vários de seus pratos! Eu, confesso, nunca fui com a cara do coentro, mas depois de comer guacamole, caí de amores por essa erva. E você se pega misturando coentro com peixe -- uma combinação divina e essencial! Coentro combina bem com carnes brancas e em um filé de frango orgânico traz um resultado único!

4-) pimentas, em geral: pimenta do reino, pimenta branca, dedo-de-moça, pimenta-de-cheiro, jalapeño... adoro todas as pimentas! É um universo infinito de combinações com o aroma único de cada pimenta. E a picância também serve para montar um prato com um resultado final único. Jalapeños como sendo as mais suaves, servem para vários pratos. Pimenta-do-reino moída na hora, idem.

5-) manjericão: ah... quem não gosta de manjericão num belo spaghetti al dente??? Eu AMO o cheiro de folhinhas de manjericão fresco jogados sobre um macarrão quente. E também adoro manjericão com proteína de soja, refogado com atum.. já inventei muita coisa. E nada deu errado até agora. É versátil, agrada a maioria!

Tem muitos e muitos outros temperos para citar: louro, grãos de coentro, cominho, acafrão, hortelã, tomilho, cravo, canela, endro... mas tenho carinho especial pelos citados, talvez porque já tenha testado eles mais vezes em minhas experiências culinárias. O universo de combinações é infinito...

Vocês têm alguma preferência por algum tempero, ou uma combinação específica? Compartilhe comigo, vai? ^^