Clique

Yakissoba de camarão

Okay: yakissoba parece aqueles comidas tipo hotdog, que você pode comer em qualquer canto. Ao menos em São Paulo é assim. Yakissoba tem tantas variações, desde o do Chinabox até o da Avenida Paulista, feita ao ar livre.

Eu gosto do sentido literal da palavra "yakissoba": macarrão grelhado. Existe o macarrão adequado, a feitura adequada, o tempero adequado. Mas gosto é gosto, tendências são tendências e sabores são sabores.

Este finde meu amor e eu fomos visitar um casal de amigos. Aproveitei para colocar meus poucos conhecimentos culinários em ação. E resolvi fazer um yakissoba. Só tinha feito uma vez na vida.

Ficou assim, como na foto a seguir. E aprovado pelo pessoal, não sei se por educação... rs mas acho que ficou bom. Ainda mais pensando que usei o molho pronto para yakissoba da Sakura, em vez da tradicional receita de minha mãe. Fica para próxima. Agora posto a receita do que fiz hoje.













Receita para quatro pessoas:
Um pacote de macarrão para yakissoba da Nissin Lamen
700g de camarão limpos
1 cenoura grande, 1 pimentão amarelo, 1 pimentão vermelho e 1 pimentão verde picados em tiras finas
2 cebolas grandes picadas em tiras grandes
ingredientes adicionais que podem ser usados também: brócolis, champignon, repolho, broto de bambu (não usei porque não tinha por aqui)
1 garrafa de molho pronto para Yakisosba da Sakura
óleo de canola/girassol para fritar (saltear, se preferir) o camarão e os legumes

Ferva o macarrão, escorra e reserve. Numa frigideira antiaderente, frite o macarrão. Reserve. Em outra frigideira, frite o camarão em óleo bem quente (cerca de 2 colheres). Reserve. Na mesma frigideira, frite (aos poucos) todos os legumes. A cada leva, colocar 1 colher de sopa de óleo (se tiver óleo de gergelim, muito melhor) e 2 colheres de sopa bem cheias de molho. Reserve.

Terminado de fritar todos os legumes, junte com o camarão e frite rapidamente. Coloque mais molho, se gostar de um yakissoba "molhado". Num refratário, coloque o macarrão por baixo e jogue os legumes com o camarão por cima. Sirva... fica bom, eu gostei muito do molho e é uma opção, na hora da pressa!