Clique

Amizade masculina

Faz algum tempo que já comento isso com algumas amigas mais íntimas: a amizade masculina é algo que nós, mulheres, deveríamos tomar e seguir como exemplo.

Veja: os homens já sacam na hora se o cara é parceiro ou não. Se for parceiro, cervejinha pós-trabalho, conversas sobre mulheres e futebol uma vez por semana. A amizade está selada! Falar mal do time do outro, trocar ideias sobre bandas em comum, um pouco de seriados de tv a cabo, guitar hero ou qualquer coisa playstation.

Nós mulheres somos o extremo oposto disso!

Primeiro: somos desconfiadas. Ah... o cabelo dela é chapinha. Ah... ela usa calça com número menor. Ah... ela não sabe se vestir e exagera na maquiagem. Ah...

Isso porque falo das mulheres hetero, generalizando um pouco até para o universo lés.

No geral, sinto que esse tipo de coisa não é tão forte entre o universo feminino lés, mas isso não significa que eu não tenha acesso a um surtinho estrogênico às vezes. Mas, acredito que o fato de termos lá uma dose de testosterona (que teoria louca esta!), dá um poooouco de lucidez. Um pouco.

Enfim, voltando a falar do assunto, se nós mulheres fôssemos menos invejosas porque a outra parece mais bem resolvida e mais bonita, não injetaríamos tanta inveja a ponto de escolher como amigas apenas as "fiéis". Eu concordo com o conceito puro da fidelidade, mas não quando ele cria impecilhos e cricrizices para tudo.

E mulher adora fofoca... é algo impressionante. Homem fofoqueiro existe, mas são espécimes que não se destacam. Os poucos que conheci eram tidos como traíras.

Na minha opinião, a amizade masculina põe as coisas como: é ou não é. E se não for, não tem problema. O camarada não precisa ticar todos os itens da sua lista para ser seu amigo. Se ele mostrar que tem camaradagem com vc, vc terá camaradagem com ele. Não é perfeito?

Conheço vários casos de amizades masculinas que se veem 2 a 3 vezes por ano, mas o laço continua o mesmo, como se o tempo passado fosse de alguns minutos. Eles batem nos ombros uns dos outros, sentam e tomam breja, falam das novidades e tudo bem. Tudo bem se ele é meio casporento e usa roupa rasgada. Tudo bem se ele ainda tá desempregado e sem namorada. Ele é teu camarada, vc vai dar força pra ele.

As amigas nunca se encontram porque sabem que a outra vai medir o que foi feito, o que não foi feito, se ela engordou, se ela tá sozinha, se ela se veste mal. E se qualquer um desses itens for gritante, ela simplesmente "corta" a amizade, porque o sentimento a essa altura é recíproco.

CLARO que isso foi delineado genericamente. GRAÇAS A JESUS existem as exceções. E eu me gabo de ser muito masculina em termos de amizade (algo conquistado com muito suor e sangue, porque sou muito passional). Acho que deve parte disso à Sharleu, que pensa muito assim. Mas a gente demora a sacar que, em dias modernos como o nosso, se não tivermos muita leveza, camaradagem e clareza nas nossas amizades, acabamos ficando sozinhos.

On a day like this

Que dia cinza! São Paulo amanheceu garoando e cinza, um começo paradoxal de primavera...

Minha trilha sonora de hoje. Vejam.