Clique

Sopa japonesa

Esta é uma das receitas que mais faço, por ser extremamente fácil, saborosa, leve e nutritiva. Taí, superfácil combinar todos esses elementos em uma receita que fica pronta em 20 minutos.

Ontem à noite, depois de um passeio pelo bairro da Tijuca, depois de descoberta uma lojinha chinesa (Mei Sim) que vende produtos importados (90% chineses e 10% japoneses), depois de ter passado mal por sentido um pedacinho do bairro da Liberdade em pleno Rio de Janeiro, depois de ter saboreado um sorvete Melona no Rio (coisa improvável), depois de conhecer um pouco melhor a Tijuca e os tijucanos... voltamos pra casa pra usar alguns ingredientes que havia comprado.

Esqueci de tirar foto, me perdoem... mas aproveitem a receita e façam o clássico Missoshiru. Pode ter inúmeras variações... mas a tradicional é a seguir.

meio litro de água
2 colheres de sopa de missô (pasta de soja)
1 colher de sopa de hondashi (tempero à base de peixe
1 punhado caprichado de cogumelo shimeji
4 cogumelos shiitake secos (partidos em pedaços pequenos)
2 punhados caprichados de moyashi (broto de feijão)
2 punhados de tofu picado em pedaços pequenos
1 punhado de alga marinha seca
1 punhado de cebolinha verde picada

A ordem é a seguinte: ferva a água, coloque o missô e o hondashi. Esta é a base do caldo, deixe ferver por 5 minutos. Coloque os cogumelos, mais 10 minutos fervendo, sempre no fogo mais baixo. Por fim, acrescente o moyashi e o tofu. Aumente o fogo e ferva mais 5 minutos. Jogue as algas secas e desligue. Na hora de servir, jogue cebolinha verde picada por cima. Voilá e bom apetite... tenho certeza de que vai gostar! Fico devendo foto que posto hoje, se aproveitar a metade restante dos ingredientes aqui em casa!