Clique

Escondidinho de mandioca

Cozinhar novas receitas e compartilhá-las tanto aqui no blogue como no meu twitter tem me rendido conversas muito interessantes! Minha querida amiga Carla Piolla sugeriu despretensiosamente que eu fizesse escondidinho, algo que sequer -- confesso -- tinha comido.

Por não conhecer o prato e por sequer tê-lo experimentado, imagina a ansiedade em fazê-lo. Mas fiz. E é a coisa mais simples e mais deliciosa do mundo.

Comprei meio quilo de mandioca, cozinhei na panela de pressão por 40 minutos. Escorri e fiz um purê dele. Reservei. No dia anterior, tinha cozido na panela de pressão, meio quilo de lombinho, devidamente picado, temperado com 5 dentes de alho, tomate, massa de tomate e pimentão. Cozinhei muito para deixar bem mole, cerca de 30 minutos. Reservei e apenas no dia seguinte, desfiei a carne completamente.

Temperei o purê de mandioca com um pouco de sal e manteiga e comecei a montar em camadas, em um refratário untado com azeite: uma camada de purê, carne desfiada, queijo minas padrão ralado, purê, carne desfiada, queijo minas padrão, purê e parmesão ralado. Ponha pra gratinar em forno pré-aquecido a 220ºC e espere ficar douradinho por fora. Voilá... que delícia!!! Obrigada pela dica, Carla!