Clique

Escondidinho de mandioca

Cozinhar novas receitas e compartilhá-las tanto aqui no blogue como no meu twitter tem me rendido conversas muito interessantes! Minha querida amiga Carla Piolla sugeriu despretensiosamente que eu fizesse escondidinho, algo que sequer -- confesso -- tinha comido.

Por não conhecer o prato e por sequer tê-lo experimentado, imagina a ansiedade em fazê-lo. Mas fiz. E é a coisa mais simples e mais deliciosa do mundo.

Comprei meio quilo de mandioca, cozinhei na panela de pressão por 40 minutos. Escorri e fiz um purê dele. Reservei. No dia anterior, tinha cozido na panela de pressão, meio quilo de lombinho, devidamente picado, temperado com 5 dentes de alho, tomate, massa de tomate e pimentão. Cozinhei muito para deixar bem mole, cerca de 30 minutos. Reservei e apenas no dia seguinte, desfiei a carne completamente.

Temperei o purê de mandioca com um pouco de sal e manteiga e comecei a montar em camadas, em um refratário untado com azeite: uma camada de purê, carne desfiada, queijo minas padrão ralado, purê, carne desfiada, queijo minas padrão, purê e parmesão ralado. Ponha pra gratinar em forno pré-aquecido a 220ºC e espere ficar douradinho por fora. Voilá... que delícia!!! Obrigada pela dica, Carla!


2 comentários:

Títi disse...

nossa! aqui em casa todo mundo adora mandioca! (ai não gostei de dizer isso, deu um mal estar, mas enfim) Esse com ctz vou tentar fazer!! bjos

flor disse...

Nossa, isso é muito booom, Cris. Deu água na boca rsrs.