Clique

Lost Highway - David Lynch

Caros leitores, caras leitoras deste blogue... há muito tempo venho desejando ansiosamente falar sobre o meu cineasta favorito de todos os tempos: mr. David Lynch (a quem tive o prazer único de ver ao vivo, em sua passagem pelo Brasil, em 2008).

Eu fico pensando que seus filmes -- como tem de ser nas obras dos grandes artistas -- são atemporais. Eu tenho tudo que dele consegui ter. Faltava, há algum tempo, ter Lost Highway (ou a Estrada perdida, em português). Mas quem disse que esse dvd está à venda? Recorri ao mercado negro. E acabei de ver mais essa pérola.

Se diziam que Lost highway é um entremeio entre Blue Velvet e Mulholland dr... pode ser. Pitadas de Wild at Heart. O cume será sempre Inland Empire, que preciso rever em um dia muito específico. Se vc não tem ideia de nenhum desses filmes que tô falando aqui, vai googlear, vale a pena aprender com o mestre.

Lost Highway tem os elementos clássicos -- podemos assim dizer -- de David Lynch. Mas como o mestre diria, olhe o mais simples e entenderá o todo. O mais simples é uma história de amor e traição. Tão banal... mas dependendo do olhar a que é submetido, vira pérola, vira clássico.

Gosto das luzes -- ou da ausência delas. Gosto da postura dos personagens -- sempre tão blasés -- parece que mais nos observando, do que nós a eles. Gosto do cenário e do figuro -- os veludos, os sofás e o telefone. Abajures em posições específicas. Os carros. A cidade sempre tão aparentemente estática.

Não gosto do Bill Pullman. Ele tem uma capacidade de irritar sem abrir a boca. Mas me surpreendeu a sua atuação -- coisa que só os mestres também fazem. Outra coisa que David Lynch sempre faz: criar personagens que marcam visualmente. Neste filme, não é diferente...

Nota 10 -- eu, uma humilde fã de seu cinema, atribuo. E indico a quem quiser, mas preferencialmente, veja os filmes na ordem cronológica... você verá o trabalho do artista e mestre único que é David Lynch.

Música do dia - Um vendaval

Deixando ligeiramente de lado a série "Eu cozinho o que me apetece" agora vou postar umas músicas. A culinária continuará sendo feita e escrita aqui (por exemplo, fiz um molho de iogurte com curry para saladas que ficou divino!) mas cansei. Mal de quem está com ascendente em peixes ao quadrado... :P

Dia 24 de setembro teremos show da Isabella Taviani no VivoRio. E, confirmado pela cantora, pela primeira vez Toni Platão, participação mais do que especial em Um vendaval, fará um dueto ao vivo. E, mais confirmado ainda, a cantora fará um vídeo dessa música a partir de vídeos enviados pelos fãs gravados desse dueto ao vivo inédito. Imagina o estado em que fiquei...

Enfim, posto a música aqui, direto do canal das #DTs ou A Voz de Taviani para quem tiver curiosidade de ouvir outras músicas além desta. Enquanto isso, fico na ansiedade!