Clique

Torta/escondidinho de batata com bacalhau

Não, ainda não é Natal mas eu resolvi arriscar uma receita nova, aproveitando que minha irmã está aqui. Ontem foi dia de torta/escondidinho de bacalhau.

Na verdade, eu queria uma torta de bacalhau. Mas foi difícil achar uma receita que fosse fácil e que me agradasse. Eu também não tinha todos os ingredientes em casa e não queria sair pra comprar mais. Por fim, acabei cedendo a essa receita que achei no site do Mais Você. E gostei, viu?

A receita é incrivelmente fácil e com os ingredientes que todo mundo tem em casa, exceto talvez pelo bacalhau. Mas meu amor tinha comprado umas lascas incríveis de bacalhau por um incrível preço e não tinha como pensar numa receita boa com ele. Aliás, quem morar no Rio de Janeiro, a Casas Pedro é o melhor lugar para comprar grãos e temperos. Lá você encontra as raras favas de baunilha, por exemplo, a um excelente preço!

Vamos à receita:

Massa:
cerca de 500g de batata cozida na própria água dessalgada do bacalhau, depois espremida
100 ml de leite
1 caixa de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga (usei o restinho da manteiga gee que tinha aqui)
1 cebola pequena picada em cubinhos
parmesão ralado para polvilhar

Recheio
300g de bacalhau dessalgado (24h) e desfiado
coentro, salsinha e cebolinha verde picados a gosto
1 cebola média picada em cubinhos
azeite para refogar

De acordo com as instruções do site, fazer um clássico purê, porém mais cremoso. Refogar o bacalhau normalmente. Montar um refratário com o bacalhau por baixo e o purê de batatas por cima. Polvilhar com queijo ralado. Como o meu purê ficou mole demais, eu achei que tinha dado errado. Mas pensei que aumentando a potência do forno e um tempinho a mais assando, resolveria. Resolveu. Mas se o seu purê não ficar mole de mais, 30 minutos num forno pré-aquecido a 220ºC resolvem. E... fica uma delícia. As três mulheres aqui em casa mataram numa noite só! hahaha