Clique

Música para o dia


Como alguns sabem, me rendi ao encanto da cantora Isabella Taviani.

Linda, com personalidade e presença marcantes, com vozeirão soprano afinado pelas aulas de canto lírico, apesar de tudo - libriana, letras incríveis... o primeiro álbum que ouvi foi o Diga sim, lançado em 2007.

Álbum fantástico que intercala MPB de alta qualidade, estilo Isabella, riscos. Amodoro várias faixas, mas para ilustrar este blog e estes tópicos que trabalhei até agora, escolho a faixa número seis: Iguais.

A despeito do tema, homossexualismo, tem o tema geral: hipocrisia, covardia e fofocas.

Segue a letra.

No dia em que ela se declarou a cidade inteira silenciou
Todos queriam ouvir a resposta
Águias com seus vôos rasantes, urubus a espreita de um pobre instante
Rezando pelo não nas suas costas
E ela cantava o seu amor
Com a sua garganta franca
E ela jurava o seu amor
Com sua garganta Santa
No dia em que a outra decidiu enfrentar o mundo por aquele amor
Sentiu o peso sobre seus ombros
Pai, mãe, filho, irmãos, amigos e um casamento antigo
Julgamentos e seus escombros
Mas elas se amavam tanto que já não cabia engano
Mas elas se desejavam tanto mesmo o futuro uma tela em branco
Nunca foi tarde demais
O medo, a verdade desfaz
Águias, urubus, julgamentos, fobias, força bruta
Tudo é pouco demais
Código civil, onde se viu, nêgo que enrustiu não
separa os iguais.

Fofoca e fofoqueiros


Hoje o dia amanheceu bonito: cinza. Do jeito que eu gosto. O vento frio prenunciando o outono, que espero que chegue para espantar este calor absurdo que anda fazendo! Nada como o frio, as pessoas cheirosas, melhor vestidas. As cores do verão são lindas, mas as do outono e do inverno são incomparavelmente exuberantes!

***

Pegar trem todos os dias tem uma única vantagem: observação antropológica. Os tímidos como eu sabem que a vantagem de ser quieto é observar. Muito. Nada contra as taquaras, mas os silenciosos têm o privilégio da percepção que o excesso da fala obscurece.

***

Hoje vim pensando sobre os fofoqueiros. Característica tipicamente feminina, que podemos explicar com uma brevíssima e rasa análise antropológica e social de que às mulheres restou a discussão de pormenores enquanto aos homens restou sustentar a casa. Isso desde os tempos mais remotos da existência humana sobre a face da Terra.

Mas, atualmente, no século 21, globalizado, internetizado, celularizado... o que é comunicação? E, mais especificamente, o que é fofocar?

Conversar é essencial ao ser humano. Trocar informações. Desabafar. Este blog é um exemplo disso.

Porém... fofocar é quase sinônimo de mau caratismo na minha sincera opinião. Certo? Claro que sim! E isso não se restringe às camadas mais simples da nossa sociedade. Remete-se a qualquer um que tenha sangue circulando nas veias!

Chego a uma conclusão muito simples sobre isso: para quê vamos olhar para o espelho e vermos a merda ambulante que somos, quando podemos pormenorizar a vida alheia? Por que vamos pensar em como podemos arranjar uma solução para a nossa vida, se a vizinha não enxerga a dela e está gritando por uma intromissão?

Penso que o ser humano sente prazer, da mesma forma que adora assistir à barbárie quando vê alguém atropelado, morto, brigando, quase uma espécie de orgasmo que o livra da tensão do dia a dia e pensa que se tem alguém pior que ele, ele está numa muito melhor!

Para variar... o tema rende. E como rende!

E, para variar mais ainda, associo tudo à covardia. As pessoas são covardes e não sabem. Elas se jogam no imenso mar onde todos estão e pensam que nadando com o cardume são menos irrisórias. São mais medíocres ainda!

E o cúmulo dessa mediocriade, associada à covardia, gera os simples... fofoqueiros.

Não me excluo dessa galera, porque também sou ser humano factível e que já errou demais na vida. Mas, como sempre digo, tudo são escolhas. Um dia escolhi ir ao fundo do poço, lamber toda a merda que tinha nele e voltar regenerada. Blá-blá... lá vem o papo de auto-ajuda de novo. Que seja esta merda classificatória que muitos podem atribuir a mim. Mas tenho certeza de que os que me xingam sabem porquê estão fazendo isso...