Clique

Sobre a amizade


Eu sempre considerei a amizade um sentimento superior ao amor.

No entanto, a minha afirmação esbarra na básica questão: como comparar sentimentos humanos? Claro que a gente sabe que existem diferenças... mas a partir do momento em que eu comparo amizade ao amor... estarei cometendo erros que muitas pessoas provavelmente vão me escrachar!

Bem... já entrei na questão, mas não vou querer me aprofundar nela, não agora. O que eu queria era fazer uma homenagem aos meus amigos, irmãos de fé, que acompanharam/acompanham a minha existência.

Eu sempre fui uma pessoa solitária que nunca se incomodou com a solidão. Ao mesmo tempo, sempre fui surtada e meio insana, polos opostos de um temperamento que não chega a ser bipolar, mas beira muito perto.

Ao longo de toda essa jornada, lembro que muitos vieram e se foram. Coisas da vida. Não lamento nem me arrependo. Outros vieram e estão até hoje. Uns mais perto, outros mais distantes.

A minha querida Jana -- que está ao meu lado todos os dias (!) --; minha filha Poliana -- a companheira do meu extremo oposto que me complementou como ninguém!; Denise Yumi -- the one who saved my life one night; Sharlene -- faraway, so close: vocês são o exemplo e a tríade que me serve de base.

E o carinho eterno a pessoas como Priscila Mota, Patrícia Boy, Juliana Julião, Gabitchs, Carol ser-do-mal, Jussi, Renata Cachinhos, Megão, Nilcer Xavier, Cristina Kitamura, Marli Maruyama, Mariana Timbó, Aline Naomi, Vilma, Fabiana Kono, Tiemi, Little Sister, Regiane, Miguelson, Rita Midori (sim!), Roberta Kelly, Eli Usui, Deborah.

Para todos vocês, fica a lembrança de um dos filmes de que mais gosto: Fried green tomatoes at the whistle stop cafe. Se todas as amizades fossem assim... Obrigada por estarem ao meu lado, na ausência ou na presença, de alguma forma.

8 comentários:

TIEMI disse...

Oi Cris!
Não conheço essa música do Bruce Springsteen...Mas agora vou baixar! rs. Li tudo do seu blog...E simplesmente adorei!!!

Bjos prima querida!!!

Cris Kitamura disse...

Oi Cris, me sinto privilegiada por estar na sua lista de amigos!!! :-D
Bjão!

Anônimo disse...

Oi Cris!!! prima querida!
estaria torcendo sempre por vc..
ti adorooo
beijo

aline naomi disse...

Cris!!
Igual a Cris (nossa, muitas Crises!) disse: me sinto privilegiada em estar na sua lista de amigos.

Eu já pensei nisso de amizade ser "maior" que o amor. Mas é porque fico pensando sempre no fim. Amores sempre acabam indo embora, as amizades, na maioria das vezes (no meu caso), não... e o amor da amizade é incondicional, ou talvez eu seja "canina" demais, aceito coisas demais, continuo amando os amigos apesar de eles serem como são e apesar de fazerem o que fazem (ou por isso mesmo) e é sempre uma alegria quando voltam depois de um longo silêncio, aparentemente do nada, e dizem coisas do tipo "ontem lembrei de uma coisa que você disse há anos e ri sozinho(a)", "vi aquele filme que você me indicou ontem..." ou simplesmente "lembrei de você e estou com saudade".

Enfim, um brinde à amizade e vida longa ao blog!! =)

Anônimo disse...

De nada!

Aliás, aproveito para te agradecer também. Apesar de todas as nossas incontáveis diferenças, aprendemos a lidar uma com a outra, a nos entender e, acima de tudo, a nos respeitar mutuamente. Podíamos apenas nos ignorar, fingir que não nos conhecíamos, mas algo impediu que isso acontecesse. Deve ter sido o tal do ascendente em peixes. Ainda bem, pois, do contrário, eu não seria muito do que sou hoje. Nossas conversas nunca foram triviais, na superfície. Sempre foram a algumas camadas abaixo, muitas vezes chegando na parte mais sensível, onde dói mais. "Ir ao fundo do poço, lamber toda a merda que está lá e voltar regenerada", é mais ou menos por aí mesmo. Graças a essas conversas, eu passei a ver muitas coisas de outro modo, inclusive sobre mim mesma. E isso é algo que não acontece todo dia, com qualquer pessoa que passa por nós. Não chego ao exagero de dizer que sua amizade me transformou, não posso te dar tal responsabilidade, mas, hoje, me considero uma pessoa infinitamente melhor do que aquela que você conheceu a... 7 anos atrás. E pode ter certeza de que você contribuiu muito. Sendo assim, a você também, muito obrigada por tudo!

Anônimo disse...

Ual!Tudo o que eu disser será ínfimo perante a tudo que li. Seu blog está muito bom!Aliás..nunca fui fã de fazer comentários em Blogs, no entanto, meus dedos fizeram cóssegas hj, rsrsrs...Cris, tenha certeza que esse carinho é recíproco. Admiro muito a sua pessoa, seu trabalho, seu esforço contínuo a procura do que te faz bem e do que te faz feliz! Tenha certeza tbm que eu aprendi muito mais como vc no pouco tempo que passamos juntas do que com qualquer outra pessoa, sobre todo tipo de coisa.Enfim, chega de meias palavras, não é! Sinto saudade sua DURONA!
Um super beijo... :p
Roberta Kelly

Anônimo disse...

Oba, oba! obrigada, minhas queridas... continuem visitando este humilde/orgulhoso blog! E vamo que vamo!!! :D

Anônimo disse...

Ahhh, fui citadaaaaa (choro).

Besitos