E mais Isabella Taviani...

Falo muito dessa mulher aqui, né? Impossível ser o contrário.

Rolou mais um promoção no twitter de Isabella Taviani pelo fato de ela ter mais de 10.000 seguidores. A tarefa? Fazer um vídeo -- dirigindo ou atuando -- expressando carinho, loucura, amor pela artista. O prêmio? Kit ingresso, cd autografado e camarim. Uma tentação.

Lá fui eu. No começo me deu um desespero porque não tinha ideia de como sair do zero. Atuar? Jamais! "Pode ser dirigindo", disse a Bella. Aaaaah... agora sim!

Lá fui eu de novo. Que ideias? Comecei a pensar. Eu pensei em massinhas, como os clássicos efeitos visuais em A morte do demônio, de 1981. Uma trabalheira, fora que não sou artesã. Descartei.

Segunda ideia: usar fantoches. Bom, eu teria de criar, costurar, pensar em cenário. Sozinha? Não dava. Não sei costurar. Descartei.

Terceira ideia e mais perseguida: fazer um vídeo no Flash, como desses que abrimos em uma planilha de excel. Problema principal: não tenho a mínima ideia de como se trabalha com Flash. Tentei uma parceria pelo twitter, mas acho que a menina não foi com a minha cara... rs. Desisti.

Quarta ideia: fazer cartazes, como nos comerciais de televisão, com uma combinação de fotos e frases. Teria de comprar muita cartolina. Sozinha? Saber desenhar. Ter letra bonita. Desisti.

Quinta ideia: fazer uma animação básica, como nos filmes PB do início do século XIX, em que vc vira as folhas e a animação surge num piscar de olhos.  Um bloco de papel, bonequinho andando, cachorrinho... muito papel, trabalho para gravar, editar. Desisti.

Tava quase jogando tudo pro alto. Primeiro: não tinha ideia de como fazer um vídeo. Por que? Não tenho windows xp desde que minha máquina pifou e comprei uma nova, com windows 7, que não tem movie maker. Cansei da galera me dizendo "usa moviemaker do windows xp". Não tinha!

Cacei fóruns de internet para poder descobrir a p**** de um programa que rodasse na minha máquina nova (que ironia da informática, programas velhos que não rodam numa máquina-avião) e que fosse fácil de usar. Achei um tal de Foto2Avi. Bom começo.

Nada de parceria. Ninguém no twitter quis saber de trabalhar em dupla comigo. Fiquei desolada, sozinha, sem ninguém que conhece Flash, programação ou mesmo edição de vídeos avançada. Eu tinha todo o roteiro traçado na minha cabeça, a música escolhida, o cenário e o storyboard. Mas não sabia executar!!! Que ódio!!!

Pensei em contratar o serviço de alguém que soubesse. Nem isso eu consegui achar.

Tinha praticamente desistido quando um raio acertou minha cabeça. Quem me conhece, sabe que sou fanática pelo jogo The Sims 3. Joguei o 1, o 2, as extensões e tudo. Tava morrendo de tanto jogar o 3. Perfeito! Criava uma personagem IT, a história que quisesse, faria videozinhos que compilaria em um só. O que poderia dar errado?

Mas, a p**** do programa Foto2Avi não lia meus vídeos. Que ódio de novo!!! Parecia que havia uma conspiração para eu não fazer esse vídeo!!!

Não desisti. Fui na raça mesmo. Jogava e tirava fotos. Muitas fotos. Foram mais de 500 que eu tirei ao total, que coubessem no meu roteiro, que teve de ser adaptado, diante de tanta dificuldade. No fim, usei cerca de 150. Eu queria usar um carro correndo no refrão da música. Desisti.

Fui lá. Separei as fotos, imprimi miniaturas para poder fazer o storyboard adequado. Numerei a sequência. Trabalhei o tempo de exposição de cada foto, o tipo de efeito (só tinha brega). Fiz várias previews. Me matei.

Chegou uma hora que não sabia mais o que fazer e pensei: é agora. Seja o que Deus quiser. Enviei a alguns amigos, pedi opinião. E foi.

Isso tudo foi em 12 de fevereiro.

Agora, mais de dez dias depois, volto para dizer que a Isabella Taviani escolheu o vencedor. Infelizmente, não fui eu. Meu vídeo final está aqui. Usei poucos recursos e toda a história vcs já leram aqui.

O vídeo vencedor foi da dupla (que ironia...) Daniela e Karina. O vídeo foi uma versão fantoche (outra ironia...) do primeiro clipe do álbum Presente-Passado. Elas fizeram uma reprodução perfeita... com muita criatividade, câmera boa, cortes corretos, efeitos de vídeo, sincronia. Impossível vencê-las! Ao menos, foi uma derrota com justiça para quem venceu. Vejam aqui.

Odeio perder! rs... Odeio mesmo! Mas a vitória foi justa. E, de quebra, ainda arranjei mais duas amigas fãs de Isabella Taviani: Daniela e Karina. Acho que é isso que vale. A competição só gera inveja e é isso a última coisa que passou pela minha cabeça!

E, como disse a própria Isabella abaixo...








Será que isso quer dizer algo mais? rs... nunca saberei. Mas tô pronta para a próxima promoção, tirar foto com ela, sentir o perfume delicioso que ela usa, a simpatia e o carinho únicos. Aguardando ansiosa o próximo show em SP!

4 comentários:

Cris disse...

Ah vá.. eu me ofereci pra ajudar em algo, vc nem deu bola! hehehe
Xará, ao menos vc tentou e eu q nem isso fiz!!!
Boa ideia a sua tbém e espero uma nova promo pra participar!

bjs

Chrys Farias disse...

O.O Tudo isso?

Meldels isso que é fã de carteirinha!

Alice disse...

Pelo Windows Live, o instalador de MSN & cia., você pode baixar o Movie Maker pro seu computador.

Karina disse...

Oi Cris !! Vc teve ótima idéias !!!
Isso mesmo sem essa história de competição !!!
Afinal... essa loucura toda da net serviu para dar início a uma amizade.
Obrigada pelos elogios ao vídeo !! Foi um pouco trabalhoso, porem muito divertido !!! (estamos surpresas com a repercussão)
Bjs Karina.