Tomates verdes fritos - faça este prato!

Falei recentemente desse filme único... do significado intrínseco de uma amizade leal que eu tanto prezo. É o tipo de filme que me faz chorar... principalmente no seguinte trecho: 
Why did you leave...
With Idgie Threadgoode
That day ?
[ Judge ]
Answer the question,
Mrs. Bennett.
Because she --
She's the best friend
I ever had...
And I love her.
Nesse dia, vi o filme todo. E vi os extras também. Neles, além de falar do elenco (incrível com Kathy Bates e Jessica Tandy) falavam dos benditos tomates verdes fritos. Desde a primeira vez que vi o filme, eu pensei que queria fazer essa receita. Mas, à época, meus dotes culinários eram bastante limitados.

Alguns anos depois, lembro de ter tentando novamente a receita, sem sucesso. Por um tempo desisti... e nunca (embora não tivesse procurado muito) achei um lugar que servisse tomates verdes fritos.

Bem, eis que esta semana, revendo novamente o filme, pensei que poderia tentar de novo! Fui ao mercado aqui perto do trabalho e procurei por tomates verdes. Achei. Tomate carmem e tomate italiano. Comprei 2 tomates carmens verdes e 3 tomates italianos verdes. Mas, cuidado: quando dizemos verde é realmente verde! E precisa estar bastante firme também! Sugestão: compre os tomates italianos, como os da foto a seguir, elas são mais fáceis de empanar e ficam com uma visual final mais bonito, como verão.

Nisso, procurei uma receita na internet. Achei algumas, com variações e preferi esta, deste site aqui. As fotos me chamaram atenção e calculei que, desta vez, não seria difícil fazer a receita.
 
Pois bem, munida de receita e ingredientes, fui lá. Primeiro, descasque os tomates, porque comer agrotóxico, não dá. Não tire a semente e corte-os em rodelas de 1 cm, aproximadamente. Tome cuidado de cortar as pontinhas das extremidades para ter rodelas regulares.

Mergulhe no molho de leite, ovo e pimenta. Em seguida jogue na farinha de rosca (já misturada com sal e pimenta (eu usei pimenta do reino, mas tô curiosa para usar a variação chilli). Empane bem, certificando-se de que não tem nenhum pedacinho verde aparecendo! rs

Em seguida em uma frigideira rasa, cubra com azeite (usei aqueles compostos de azeite com óleo) em cerca de 1 cm de altura. Espere esquentar e coloque os tomates, deixando-os fritar por cerca de 4 minutos em cada lado (vai depender do fogo e se vc gosta de uma fritura mais branca ou mais moreninha).
 
Voilá!!! Um sucesso. O pessoal de casa adorou e agora preciso fazer para a Jana experimentar!!! O cítrico do tomate verde combina maravilhosamente com a pimentinha da casca crocante. O tomate ainda fica macio por dentro, quase cremoso.

Cinco tomates renderam adequadamente para uma família com quatro pessoas. Se vc for comer com duas pessoas, sugiro cortar a quantidade da receita pela metade. E, se sobrar, distribua pro vizinho, porque assim como vi nos extras do filme, tomates verdes fritos são divinos!!!


3 comentários:

Cris disse...

Vou criar coragem pra fazer essa receita. Amo o filme, amo tomate e aposto q vou adorar, comer e rever o filme!!

Crisão disse...

Faça Xará, vc vai adorar sim!!!

zu disse...

Nunca comi!!! só vi o filme, mas vou experimentar...