Couve-flor gratinada

É! A vida de Cozinheira (sim com C maiúsculo) é uma delícia. Ainda mais quando tem quem come... (no caso, o meu amor! rs)

Semana passada fui na feira e achei uma couve-flor fresquinha (dá para saber quando as flores ainda estão amarelas desbotadas, porque as maduras estão amarelo escuras) me dizendo: "me leve pra casa!". Levei.

Junta-se a isso, meu amor ter me dito: "Almocei couve-flor gratinada!". Cara, fiquei com isso na cabeça, pensando: "tenho que fazer!".

Cacei umas receitas e vi que não há muitas dificuldades. Variações entre colocar bacon (pode ser) e presunto e queijo (eca!). Não fiz nenhuma das duas. Usei um queijo minas araxá (pouco curado) presente de minha querida filha.

A receita é supersimples: cozinhe as couve-flores em água quente com um pouco de sal grosso (apenas para ficar al dente). Reserve. Faça o molho branco da seguinte forma: frite um dente de alho moído (fresco, pelamor!) em 50 gr. de manteiga (não margarina). Junte 1 colher de sopa bem cheia de amido de milho ou farinha e vá misturando, sem deixar empelotar. Junte aos poucos meio litro de leite. Misture. Acrescente noz moscada moída na hora, pimenta caiena, sal a gosto. Vá misturando. Corte meia cebola, finque com um palito de dente uma folha de louro na cebola e ponha para ferver com o creme (que a essas alturas, virou creme). Deixe ferver em fogo baixo por cinco minutos, sempre mexendo.

Agora a parte mais linda da coisa: deixe o creme esfriar um pouquinho, retire a cebola e a folha de louro. Prove o creme e sinta a delícia da mistura da noz moscada com a pimenta caiena. Monte em um refratário as couve-flores com as flores viradas para cima. No meio e em cima, jogiue nacos delicados de 50g de queijo araxá (acho que nesse caso, vale queijo minas padrão, talvez mussarela). Por cima de tudo, jogue o molho branco, tendo o cuidado de espalhar tudo delicadamente. Pra terminar, polvilhe generosamente com queijo parmesão ralado na hora (porque os de saquinho até servem, mas são serragem moída! eca!). Ponho para gratinar (dando nome à receita) em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 15 minutos ou até ficar douradinho. E voilá! Veja como ficou! Meu amor a-do-rou!


Um comentário:

flor disse...

eu vi isso no twitter ontem e me deu água na boca.
adoooorooo

beijo, cris.