Receita de galinhada

Okay, mais uma receita com frango. Não tem jeito... assistir aos programas de competições culinárias e entre chefs me faz ficar com muita vontade de experimentar temperos e combinações! Eis mais um resultado!

Esta semana, a ideia foi fazer a famosa galinhada inspirada na receita do chef Alex Atala (sim, a daquela história da Virada Cultural paulistana que deu problema e confusão...).

Ingredientes:
- 1 kg de frango orgânico [ORGÂNICO] (coxas, sobrecoxas, asas)
- ervas frescas (salsinha, hortelã, manjericão, louro)
- pimentões vermelhos, amarelos e verdes
- alho e cebola picados
- lata de tomate sem pele

- 1 cenoura cortada em cubos pequenos
- 2 espigas de milho
- 1 pacote de ervilhas frescas ou congeladas (não em lata, por favor!)
- arroz parboilizado
- pimenta vermelha picada fininha
- sal


Primeira parte de preparação da receita:
- pique meio maço de salsinha, hortelã e manjericão grosseiramente, várias folhas de louro, 2 dentes de alho e 1 cebola picados grosseiramente junte ao frango e cubra com água até todo o frango ficar mergulhado. Acrescente 1 colher de sopa de sal grosso moído. Faça e deixe marinando por pelo menos 12 horas.

Para mim, quando Alex Atala indicou que essa marinada fosse feita, não achei que teria o resultado que teve. Portanto, para uma comida saborosa é essencial que essa etapa seja feita rigorosamente dessa forma! :)

Preparação:
- use uma panela grande ou, como eu, use uma wok! Adorei cozinhar nessa panela!
- pique 3 dentes de alho bem pequeno e doure-os com 2 colheres de sopa de azeite. Quando o alho começar a dourar, acrescente 1 cebola picada pequena. Refogue.
- quando estiver douradinho, acrescente o frango e sele-o sobre o alho e a cebola.
- Depois de selado, refogue em fogo médio por cerca de 20 minutos. Essa etapa também é essencial para dourar o frango por fora, mantê-lo macio por dentro. Durante esse processo, sempre haverá um pouco de líquido na panela. Enquanto houver esse líquido, continuar refogando o frango.
- pegue a água da marinada e ferva-a mantendo as ervas. Essa água será utilizada para auxiliar no cozimento do frango e do arroz.
- descasque os pimentões: você pode assá-los brevemente no forno ou na boca do fogão. Esse procedimento manterá a doçura do legume e a maciez, além de não ter a indesejável sobra da casca.

Segunda parte:- a seguir, acrescente o milho cortado, refogue por 5 minutos. A ervilha e refogue por mais 5 minutos. A cenoura pré-ferventada. Os pimentões picados, o tomate sem pele e a pimenta.  A essa altura, você terá um delicioso frango ao molho de tomate. Acrescente uma concha do caldo fervido da marinada e deixe cozinhando em fogo alto por 10 minutos ou até secar. Essa fase também é importante para incorporar todos os ingredientes. Teste o sabor. Acrescente sal ou açúcar conforme a acidez do molho.



Parte final:- acrescente cerca de 200g de arroz parboilizado e misture. Abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar. Com o caldo fervido da marinada, acrescente água conforme for necessário. Coloque raminhos de manjericão para dar mais perfume. Mexa levemente o arroz a cada 5 minutos para verificar seu cozimento. Acompanhe este processo por cerca de 20 minutos.
- com o arroz cozido, está pronto!

Espero que gostem! Fez MUITO SUCESSO aqui... ^^








Nenhum comentário: