Ainda não sei se farei um blogue novo. Deixarei pra decidir isso mais pra frente (talvez em Abril, o mês em que iniciei muitas coisas novas na minha vida) ou em algum outro momento. Por ora, me parece apenas que preciso aprender e refletir. E, hoje, compartilharei umas reflexões...
A busca de uma vida inteira nunca cessa, porque acho que nunca haverá um momento em que nos sentiremos saciados, essa é uma ilusão. E o que é ilusão? Hoje eu sei que ilusão nos alimenta aonde mais somos carentes. Quando identificamos a nossa carência e nos propusemos a trocar o seu alimento, a ilusão pode cair. Mas encarar essa realidade é algo muito difícil de se fazer. Na maioria das vezes, estaremos satisfeitos com uma situação, vivendo os benefícios dela, mesmo que o preço disso seja deixar de viver sua própria realidade. Essa realidade não é fácil, ela é dura e dói... mas é somente através dela que poderemos crescer.
ILUSÃO.
Astrologicamente, Netuno é quem comanda o setor do seu mapa onde você vai se iludir. Onde Netuno sobrar, onde ele faltar, onde ele estiver aflito, onde Peixes também estiver (Netuno é regente de Peixes). Interessante pensar que dentro dos significados associados a Netuno, ilusão e transcender estejam juntos. Sensibilidade e confusão. A despeito de explicações mitológicas, a praticidade nos mostra que nunca conseguimos compreender completamente essa dualidade sem viver os seus extremos. Provavelmente, dependendo do mapa natal, isso acontece com tudo que vivemos e experienciamos.
O grande problema da ilusão é que a gente não consegue identificá-la. Como disse, dependendo de onde ela atua em nossas vidas, a ilusão é o "alimento" que nos sustenta e nos permite sobreviver. Mesmo erros sucessivos, situações dolorosas e aquela velha sensação de andar em círculos... quando estamos sob a ilusão, é difícil tirar a venda dos olhos. E, como bem disse uma amiga psicóloga, esse processo de voltar a ver a luz pode cegar as pessoas se elas não estiverem preparadas — tipo aquela metáfora do Neo quando ele é extraído da Matrix e também é informado que as pessoas só podem ser libertadas até uma certa idade, porque depois de certo tempo, o cérebro rejeita encarar a realidade (ou as novas informações).
Com o fim da era de Peixes e o início da era de Aquário, dentre as múltiplas interpretações que existem por aí (e todas são bem coerentes) a que mais me atrai é que não viveremos mais sob a energia na via negativa: que justamente fala disso — devoção, sacríficio e ilusão. Como as pessoas encararão isso em suas próprias vidas? Não consigo imaginar outra palavra além de DOR.
Claro que muitas continuarão optando. E para toda escolha há uma consequência. E nada de crime e castigo aqui, se desfaça dessa ideia difundida pela religião. As escolhas levam a caminhos que, por não estarem de acordo com a sua própria energia de propósito, vão começar a te causar reflexos indesejados, mas não porque você está sendo punido, mas é simplesmente por você não estar vivendo a vida que deveria viver.
Então, o mel da ilusão vai se tornando fel e, dependendo da pessoa, muitos anos... uma vida inteira vai se passar. E o fel pode ser tão intenso que ele será percebido no olhar dela. Um olhar de quem se sente a vítima de uma vida inteira vivida se sentindo injustiçada. Ou se sentindo azarada. Ou com depressão controlada com remédios. Ou jogando a culpa aos quatrs ventos pelo seu próprio infortúnio. As opções são várias.
Uma lição nunca é aprendida na primeira vez. Deveria ser! Mas... não é.
E ainda mais se tratando da ilusão, essa lição pode ser uma verdadeira prisão invisível onde não se entende porque as coisas não mudam. Nas primeiras vezes, dada à força da juventude, acredita-se ingenuamente, que tudo vai melhorar na próxima vez. Mas fato é que não melhora. Mas sempre pode melhorar!
Netuno no mapa natal de uma pessoa tem a capacidade de mostrar isso.
Eu gostaria, sinceramente, que alguém tivesse me dito isso umas duas décadas atrás. E repetido. E repetido. E repetido... A verdade é que eu tive de aprender sozinha e ainda admitir que posso estar à mercê dos (des)encantos de Netuno.
Que vocês vivam suas realidades sem se perder em ilusões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário